sábado, 15 de outubro de 2011

"The journey is the destination"


Ando numa tensão pré maratona tão grande que nem eu me aguento. Cruzes. Maratonista é bicho muito chato: assusto com qualquer dorzinha na perna, na garganta ou nas costas; não aluguei bike em Amsterdam pq não quero correr o risco de cair; já maldisse a dona do hotel que me botou no quarto andar com escadas super íngremes (70 degraus - eu contei) e faz três dias que pareço um bichinho - só como, durmo e bebo água (tá, e água que passarinho não bebe também). Tudo em respeito ao mítico número 42 (e eu acho que essa história de americano dizer que Maratona tem 26 milhas muito melhor psicologicamente, não acham?).

Amsterdam, amanhã, vai ser minha terceira Maratona. As duas outras foram em 2010: nas praias do Rio de Janeiro em 4h21 e nas ladeiras de Atenas em 4h08. 

Nunca treinei tanto para uma Maratona. A ponto de achar até que vou ficar cansada no meio dos 42,195km. Fiz os melhores tempos em treinos, completei duas Meias Maratonas abaixo de 2h nos últimos dois meses e encasquetei com a meta de concluir a Maratona de Amsterdam em menos de 4h. Os dias estão lindos aqui. Sol, temperatura em torno de 15 graus, largada às 9:30, percurso plano... Tudo perfeito. E com direito a comentário de um amigo meu que entende do riscado: "Atenas em 4h08 é prerrogativa pra sub 4h em Amsterdam!!!". Assim mesmo, com três pontos de exclamação. Virou obrigação.

Resultado: Coloquei uma pressão descomunal nas minhas costas. De-tes-to não cumprir as metas que estabeleço pra mim. E agora?

Tô dormindo mal, tô com medo de atrasar pra largada por causa do metrô, tô pensando em cada cm do percurso (tudo bem que eu sempre vejo o mesmo número no Garmin quando fecho os olhos: 3h57, espero que seja um sinal), e tô suando frio. Aí lembro da pneumonia que me nocauteou de março a maio, das minhas viagens, dos vinhos, do trabalho, dos meus treinos minimalistas e tento me acalmar: "P*&%$, Manoela, vc não é super mulher. Relaxa. Vai curtir a prova".

Até que hoje de tarde, caminhando depois do almoço pelos canais ensolarados da cidade, lembrei de uma frase de um adesivo da revista Go Outside que dizia: "The journey is the destination". Caiu como uma luva. O que importa é cada passo até a linha de chegada e não chegar em si. Vou lembrar disso amanhã se Deus quiser. Mas que eu quero baixar de 4h, eu quero.

Correr: Maratona de Amsterdam - largada no Estádio Olímpico às 9:30 (5:30 de Brasília). Meu número é o 4569. Quem quiser pode baixar aplicativo do iPhone aqui para acompanhar. O site oficial da prova está anunciando transmissão de vídeo ao vivo, é só clicar aqui. Dêem algum jeito, mas torçam por mim!

5 comentários:

  1. Na torcida!!!
    Boa Prova!!
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Manoela, a gente sabe que o treino pra maratona é mais duro que a bichinha em si. A nao ser, claro, por um entrave: nossa cabeça cheia de caraminholas. Elas nao estavam lá nos treinos, e eles foram os melhores. Jogue elas pra longe amanha e nao dará outra: melhor tempo. Sub 4h fácil, curtindo, brincando. Vou ré acompanhar. Torcendo muito. Bjao Apa

    ResponderExcluir
  3. Santo adesivo! Eu disse a mesma coisa: curte o percurso, curte participar, e boa sorte! Estou na torcida!

    ResponderExcluir
  4. Apa e Colucci, vcs são exemplos! Valeu pela energia! Espero ter boas novas amanhã!

    ResponderExcluir