quinta-feira, 5 de abril de 2012

Herói da Resistência

Quem acompanha o remo olímpico do Brasil certamente já ouviu o nome de Anderson Nocetti – o Macarrão. Catarinense, 38 anos, pai da Rúbia, 105 mil quilômetros remados e que conquistou, recentemente, a vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Sua quarta participação olímpica seguida. Não é pouco.

Dado o (baixo) investimento e a (pouca) atenção que o remo merece por aqui, participar de uma Olimpíada com o verde-amarelo na pá é quase como uma ganhar uma medalha. Em um país litorâneo, cortado por rios imensos e salpicado por lagos e lagoas de todos os tipos, é no mínimo curioso (e triste) que não mais do que 12 ou 13 dos 27 estados tenham uma federação de remo. Isso mesmo: o esporte não é praticado em mais da metade das regiões do Brasil. O remo foi o esporte-fundador de clubes tradicionais, como Flamengo, Vasco, Botafogo, Corinthians, para ficar apenas na região sudeste. E mesmo assim, as multidões que se aglomeravam no Estádio de Remo da Lagoa em meados  do século XX, com vestido longo e chapéus, viraram uma meia dúzia abnegados, gente que (como eu) insiste em acompanhar as regatas em domingos quaisquer, faça chuva ou faça sol.

Há quem possa condenar o fato de o Skiffista do Brasil em Londres ser quase um quarentão. Discordo e defendo Macarrão por dois motivos. Um: o remo é um esporte em que a maturidade chega mais tarde. Ou então perguntem ao Steven Redgrave, pentacampeão olímpico, como ele fez para vencer o Quatro Sem em Sydney com seus 40 anos de calos nas mãos. Dois: ninguém foi capaz de derrotar Macarrão no Brasil – e, mais do que isso, no pré-Olímpico da Argentina, foi ele quem fez o melhor tempo de todas as séries no Single Skiff Masculino (7min05s), uma marca elogiável. Mérito dele e, ouso dizer, de mais ninguém.

Macarrão rema desde 1988. Viu jovens talentosos surgirem e serem apontados como “aquele que, enfim, vai bater o Nocetti no Skiff”. Mas o fato é que Anderson Nocetti não sabe o que é perder para brasileiros desde 1997.  Teve gente boa alinhado na raia ao lado, sim. Deram a largada forte e abandonaram o barco anos mais tarde (ou, vá lá, diminuíram o ritmo).  Macarrão não. Com direito a passar por cima de todos aqueles clichês que orbitam em torno a modalidade: acordar ainda com o dia escuro, treinar exaustivamente, machucar as mãos e as costas, participar de poucos campeonatos internacionais e ainda por cima acharem que vc  faz canoagem! : )

Ainda assim Macarrão mantém o corpo em forma e com o mesmo peso de 12 anos atrás, quando foi aos Jogos de Sydney. No remoergômetro, crava seus 6min e pouquinho, tal qual quando ainda era um jovem de 26 anos. É um herói da resistência, pois faz tudo isso por amor ao esporte, vontade de vencer e a certeza de que é o remo, apesar de tudo, que poderá garantir recursos para sustentar a família.

E assim, desde 2010, defende o Botafogo, onde encontrou a motivação e estrutura necessárias para aturar as marolas da Lagoa com sorriso no rosto (e resmungando um pouquinho, se não não é o Macarrão! rs). Pelo clube da Estrela Solitária, foi mais um na constelação que entrou para a história alvinegra conquistando o Brasileiro 2010 e o bicampeonato Estadual Adulto 2010-11, feitos inéditos.

Fui a Tigre, no fim de março, só para tirar essa foto:
Coincidência ou destino: a classificação para a quarta Olimpíada veio na raia 4.
Parabéns, parceiro.

Parabéns também às guerreiras Fabiana Beltrame, Luana Bartholo e Kyssia Cataldo, que farão parte da equipe brasileira em Londres, mostrando que as mulheres não têm limites, mesmo nos recantos mais machistas como o remo. E ao Emanuel e Diego, que estão apenas no começo da caminhada olímpica e têm bons exemplos para seguir em sua casa alvinegra. Aliás, parabéns a todos que enchem a mão de calos por pura paixão.

PS: Em 2010, vivi o momento mais tenso e emocionante da minha mambembe carreira de remadora. Sentei na proa do Double para tentar não atrapalhar o Macarrão no Sul-Americano de Remo Master, em Floripa. Pedro viu e acha que foi fácil, ganhamos bem. Mas só eu (e o Roni) sei como fiquei tensa. Vai que a gente não ganha... Foi uma aula de remo e uma curtição só. Quem quiser ler mais dessa (e outras) experiência na Ilha da Magia, clica aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário