quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Subindo a serra fluminense: Corrêas e Mauá

Pedra do Açu, que inspira o nome da pousada.
No caminho para Mirantão.
Subi a serra por dois finais de semana seguidos para casamentos de amigos. Foi tão gostoso que quero dividir aqui um pouco das coisas bacanas que fiz (e ainda quero fazer) em Corrêas (Petrópolis, Itaipava, Araras...) e Mauá. Com esse friozinho...

Em Corrêas fiquei na deliciosa pousada Paraíso Açu. Acolhedora do primeiro ao último minuto. Fica a poucos metros do portão de entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (super conveniente para quem, como eu, adora caminhadas e cachoeiras). Fica distante do burburinho, mas de carro dá pra curtir os restaurantes da região (incluindo o Locanda Della Mimosa...).


A Paraíso Açu é comandada por mãe e filha, que fazem a gente se sentir em casa tamanha a gentileza. Café da manhã de fazenda, lareira no quarto, carta de vinho farta... trutas fresquintas, que viram ceviche... limão galego do pé, que vira caipirinha... horta no quintal. Piscina de água natural, sauna... cachorros dóceis reforçando o tom caseiro.


Foi a Marina (filha) quem deu a dica da Serra Wine Week, que acontece agora em setembro. Infelizmente não poderei ir esse ano, mas vontade não falta. Em novembro, a Paraíso Açu organiza um festival espanhol (com paella e degustação de vinhos). Tô nessa!

Atenção, apenas, a quem chegar de noite: o restaurante da pousada fecha cedo, assim como tudo nas redondezas. Coma antes ou leve guloseimas pra curtir diante da lareira.

Tá procurando paz? Mauá te espera.
Em Mauá não fiquei em pousada, mas sim na casa de amigos no Vale das Flores. Não ia a Mauá há pelo menos 15 anos. Que barato está aquilo! Bem cuidado, organizado, protegido... Sem lixo nem construções favelizadas. Corri todos os dias na estrada que leva a Mirantão (gracinha de cidade, olha a casa da foto aí embaixo). Tomei banho de rio e de cachoeira (na Prata, com direito a linguicinha e queijo coalho no boteco da entrada, com gente simpática e ambiente agradável). Foi de uma paz sem tamanho.



Ficam, então, as dicas e inspiração para viagens nesse gostoso inverno tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário