quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Meus pé sujos queridos: Rio Minho, Bar Urca e Bar do Estadão

Nem só de restaurante estrelado vive a alta gastronomia, e disso sabemos muito bem. E antes que vcs achem que sou "esnobe" e só me entrego ao talento da Roberta Sudbrack, faço questão de escrever esse post para compartilhar alguns dos meus (muitos) pé sujos queridos. Se é que se pode chamar eles assim.

E onde come-se o melhor peixe do Rio de Janeiro sem ser nas mesas frequentadas por Madonna e Mick Jagger - o Satyricon, em Ipanema? No Rio Minho e no Bar Urca, respondo eu.


São dois lugares quase diferentes, sim, mas igualmente espetaculares para "comidas que nadam". O Rio Minho fica no Centro, numa portinha na rua atrás da Bolsa de Valores, com "vista" para o Elevado da Perimetral e barulho de carros. Claro que em 1884, quando a casa serviu sua primeira sopa Leão Veloso, não existia nada disso e o mar estava apenas a alguns passos dali... Bem, tem sempre a opção de entrar no salão refrigerado e pagar preços um pouco mais caros pela "paz" e "clima de montanha". Ou então é fazer como faço: sentar no balcão de ferro ou nas mesinhas espremidas na calçada e relaxar com uma Terezópolis gelada enquanto o bolinho de bacalhau não vem.

Foi o Pedro quem me apresentou o Rio Minho logo que foi trabalhar na Cidade. Volta e meia vou lá almoçar com ele. Nunca consegui pedir nada diferente do bobó de lagostim ou do polvo grelhado com arroz de brócolis e batata (um prato dá para dois, ainda mais se pedir aperitivos antes). Mas dizem que o bacalhau de lá tb é uma coisa! Ah, sim, e guarde espaço para o pudim de leite "da vovó" para encerrar os trabalhos!


O Bar Urca ficou "pop", mas continua familiar. Tem gringo em casa? Vou pra lá. Corri a Maratona? Vou pra lá botar carboidrato pra dentro. Vamos dar uma corridinha durante o Carnaval? Bar Urca no fim da linha para recarregar as energias com uma empada de camarão. Festa de fim de ano do escritório? Todos pro Bar Urca! Meu porto seguro.

E quem nunca ouviu falar da "muretinha"? O pequeno muro de pedra que percorrer toda a orla da Urca diante da Baía de Guanabara deslumbrante. Virou extensão do Bar. Antigamente (antes dessa coisa politicamente correta chamada "choque de ordem" que acabou com uma série de instituições cariocas que não faziam mal a ninguém...) a muretinha era oficial - os garçons iam lá servir vc e anotavam seu nome na comanda com as coordenadas de localização. Hoje vc precisa levantar para ir pegar as empadas e bolinhos e sardinhas e Original (só tem gelada, quem não gosta nem aparece por lá) no balcão.

Bar Urca para carregar os carboidratos do corpo depois da Maratona do Rio 2010!
Assim como o Rio Minho, o Bar Urca tem duas identidades: a muretinha, frequentada pelos milicos do Forte São João, pescadores de ocasião, turistas e moradores do bairro em suas cadeiras de praia; e o restaurante do segundo andar, um aperto só de mesas e que tem espera de quase três horas nos almoços de final de semana. Não dá muito para escolher, mas as mesas ao lado do janelão de vidro são uma benção!

Ah, sim, e como qualquer boteco que se presa, as porções são generosas e servem duas pessoas. Bobó de camarão, moqueca, camarão ao alho e óleo... Ai, ai...

E para não dizer que sou bairrista, coloco aqui o único exemplar que conheci até hoje com pedigree de boteco em São Paulo. E não estou falando dos "botecos wanna be" tipo Astor, São Cristóvão e Pirajá. Falo de pé sujo mesmo. Duvida? Então sente o astral do Bar do Estadão, com seu sanduba de pernil histórico e "minutas" que alimentam há muito a fauna da madrugada no centro de Sampa.


Na mesma noite tem o funcionário da Eletropaulo, moças trabalhadeiras, segurança de firma com filme pornô saindo do bolso (eu vi!!!!) e cariocas querendo se sentir em casa.

Estou acabando de escrever esse post e já me sinto injusta por não ter falado do Cervantes, do Adega da Velha, do Lamas, do Bar Lagoa, do Braseiro...

Comer: Bar Urca (Rua Cândido Gafree 205, Urca / 21 2295-8744) // Rio Minho (Rua do Ouvidor 10, Centro / 21 2509-2338) // Bar do Estadão (Viaduto 9 de Julho 193, Centro / 11 3257-7121).

Nenhum comentário:

Postar um comentário