domingo, 27 de novembro de 2011

Jóias da Coroa Britânica: Brighton com endorfina e (boa) gastronomia


Meu irmão mora em Brighton, cidadezinha às margens do Canal da Mancha, bem ao sul de Londres. Uma horinha de trem separam Victoria Station de um dos lugares mais simpáticos que já visitei no Reino Unido. Demorei para visitar, é verdade. Aos 48 do segundo tempo apenas, no timing certo para ajudar Cae a empacotar suas camisas do Fluminense rumo à Croácia.
Brighton.
Foi um intensivão bem do jeito que eu gosto: com bastante cerveja, ótima comida, e muito esporte. Sempre com Cae e dona Mamãe.

A começar pelo charmoso Bed & Breakfast que reservamos (Paskins, quase à beira mar e super engajado em causas ambientais e comida orgânica mesmo quando serve um full English Breakfast), Brighton foi curtição do primeiro ao último segundo.
A única bola (relativamente) fora foi o Brighton Pier, nossa primeira parada enquanto esperávamos Cae se liberar dos trabalhos na Universidade de Sussex. Turisticão. Um parque de diversões (com direito a roda gigante e tudo) e um péssimo Fish and Chips. "Não acredito que vcs não foram no Harry Ramsdens!", exclamou o  irmão, apontando pra lojona BEM EM FRENTE ao famigerado pier e famosa por servir uma das melhores versões do prato-assinatura da cozinha inglesa. Vivendo e aprendendo... De todo modo, turista é turista. Então não deixe de botar seus pés no Brighton Pier, tá legal?

Mas a noite foi em grandecíssimo estilo: Riddle & Finns, um transado Oyster and Champagne Bar com mesões altos a serem compartilhados. Pedimos uma seleção de ostras com ótimos molhos (gengibre, cebolinha, soja e wasabi - o melhor!; tomate, cebola roxa, chilli e coentro; champagne) regado ao espumante local Court Garden, grata surpresa. De principal fui de haddock com presunto de parma crocante e ovo pochê, combinação que me chamou a atenção de primeira e confirmou a boa suspeita já na garfada de abertura dos trabalhos. : )
Ávida por adrenalina e querendo respirar a vida outdoor de Sussex (saibam que é um parque de diversões pra quem curte trilha, MTB e canoagem), achei na internet a agência So Sussex, do boa praça Nigel Greenwood e sua mulher, a sueca Marie, e o canoísta Ollie, que morou anos e anos na Amazônia guiando expedições de caiaque por lá.
Não fizemos nada de radical, é bem verdade. Mas foi especial. Começamos o dia ensolarado (yes, faz sol na Inglaterra tb!) com um rolé pelo rio Ouse, passando por cidadezinhas históricas como Lewes e Barcombe. Essa região, embora com pequenos vilarejos apenas, teve uma importância política grande em épocas medievais.

A remada é daquelas "que até mamãe faria". E fez. Cobrimos uma pequena distância num rio sem corredeiras, corrente ou vento contra, e com direito a pausa para tomar chá e comer um bolo que vinha nos enfeitiçando com o cheirinho maravilhoso desde que entramos no carro do Nigel. Foi a Marie que fez.

Tentamos "ousar" um pouco mais e, atendendo aos meus pedidos, em vez de fazer uma ida-volta de 3km, fomos em linha reta em direção a Lewes. Mas o rio, realmente, era raso e paramos perto de uma fazenda. Pulamos a cerca (teve isso!) e encontramos Nigel nos esperando magicamente com seu possante. 
E olha que ainda deu para visitar a igrejinha de pedra local, cheia de história da época da peste.

O almoço foi outra linda surpresa. Em um pub totalmente no meio do nada - o Trevor and Arms -, depois de passarmos por uma estradinha arborizada que passa por lugares pitorescos, como a Opera House de Glyndebourne (luxo só! no verão, as pessoas fazem piqueniques com champagne, caviar e terno e gravata nos jardins da mansão!). No T & A, mamãe foi de cordeiro, eu fui de hamburguer. Ambos muito bem feitos. Para acompanhar, local beer, of course: a Harveys.
Calma que não acabou! Na onda "supere seus medos", fui com Nigel para o segundo tempo: um MTB de cerca de 20km pelas montanhas South Downs. Single track, down hill, up hill puxadinho pra queimar batatas fritas e onion rings e o comentário com a elegância inglesa: "Manoela, my God, you are one of the stronggest womans I've seen up hill. How come you are so slow going down?!", espantou-se Nigel, em uma observação que Alexandre Cappi, André Piva e Felipe Meireles, meus companheiros da equipe de aventura X-Press teriam orgulho de assinar. Pedalaaaa, Manu!
Downhill como eu gosto: suave e com graminha pra amortecer!
Sobe, sobe, sobe... com cascalho. 
Foi um pedal genial para iniciantes como eu sentirem todos os sabores do MTB. O visual lá da crista do morro foi show. E observem o estádio construído pela American Express em apenas um ano para o time local (na terceira divisão da Liga Inglesa, by the way).
Lembrem-se que o dia tem 24h. E só acaba quando termina. Nesse mesmo movimento de rotação da Terra, ainda deu para tomar um chocolate quente na lojinha do Jamie Olivier e experimentar a melhor e mais exclusiva iguaria de Brighton: o churrasco do Cae! Mas os dotes com os espetos do irmãozinho vão, um dia, merecer um post especial. Vcs não perdem por esperar.

Comer: Riddle & Finns, Recipease/Jamie Oliver (tem aulas-degustação diariamente), Trevor & Arms. Vejam links e comentários no texto.

Remar: So Sussex (link no texto) - passeios sob encomenda, adaptados ao gosto e nível técnico do freguês. Indiduais, em grupos ou em família, sempre com o toque caseiro de Marie e o bom papo e ótimo conhecimento da região do eclético Nigel. Quem guia os barcos é o experiente Ollie.

Pedalar (edição especial!): As South Downs merecem ser exploradas. Trilhas de extensões e dificuldades diversas. Cada visual que vou te contar. Nigel sabe como poucos apresentar os brinquedos de seu playground. 

4 comentários:

  1. Maravilha, adorei! Mas:

    1. Brighton & Hove Albions subiu pra a Championship, a segunda divisao inglesa;

    2. Ficou faltando o Seven Sisters, cade?

    ResponderExcluir
  2. Seven Sisters terá um capítulo exclusivo, dear. Com emoção!

    ResponderExcluir
  3. E no meu faltou o Bazoi Inn (o chinezão maravilha) ;)

    ResponderExcluir
  4. E o nosso almoço antes de Seven Sisters, hein, hein? (acho que tem uam legenda trocada uphill com cascalhos e downhill com graminha, está o contrário.

    ResponderExcluir