domingo, 18 de dezembro de 2011

Reencontro

Lembro que, em 2007, eu andava tão tensa, mas tão tensa, que sentia toda hora umas palpitações estranhas no peito, formigamentos no braço... Cismei que estava prestes a ter um enfarto. A cada sintoma eu parava o que estivesse fazendo e ia... remar. Na minha lógica: "Se era para morrer, queria morrer remando". E lá no meio da Lagoa, ao entardecer, os batimentos voltavam ao normal e as extremidades acordavam. Obviamente que o cardiologista não viu nada de anormal nas coronárias. "É estresse, Manoela". Mas talvez Dr. Bruno tenha visto, sim, no eletro, um amor incondicional pelo remo.

Costumo brincar que tento parar de remar desde 1996. Impossível. Até hoje, mesmo quando passo meses a fio sem sentar num barco eu acho que "estou matando treino". Olho pro vaivém frenético das guarnições na raia e imagino qual seria o treino do dia, torço pra engarrafar a Epitácio quando tem um Oito trabalhando do lado do Four e curto ver o Skiff andando na frente do Double e fazendo a maior força pra não ser alcançado. Sempre sob os braços abertos do Cristo. Uma benção.

Quando recebi a boa notícia, na sexta de manhã, dando conta que a minha ex-tireóide tinha sido explodida com sucesso, resolvi que comemoraria o "ano novo" em cima do meu barco. Mesmo ainda sem autorização médica para fazer exercício, tinha total certeza de que dar uma remadinha era tudo o que eu precisava. 

Era um reencontro comigo mesma. Como se estivesse dizendo: "Pronto, quem manda na minha vida de novo sou eu". 

Não queria necessariamente só remar - mas sim estar ali no Botafogo, minha segunda casa, com gente que eu amo e que me quer bem, gente que faz parte da minha história e me ensinou muito mais do apenas o que o que é bombordo, boreste, ré e proa. Até pq o remo vai bem além: o remo mostra que a remada é dada uma de cada vez, sem embolar. Remando e respirando. Fazendo força na hora certa. Deslizando sobre qualquer marola. Superando a si mesmo. Sem desistir nunca.


Feliz ano novo para vcs também. Vem nimim agora 2012, que eu quero ver!

3 comentários:

  1. Manoela, fiquei emocionada com este seu post... Nota-se que veio do coração...
    É isso, minha florzinha, você é senhora de sua vida.
    Beijo com amor e na torcida sempre.
    Mami

    ResponderExcluir
  2. Felicidades parceira, vamos remar muito ainda e com muita saúde , feliz Natal e um excelente ano novo, beijos!!!!
    Anderson Nocetti

    ResponderExcluir
  3. Manô,
    A dinda postiça tb ficou muito emocionada com seu post. Sabia que tudo daria certo, minha intuição me dizia isso. Reme bastante, querida! Vc é dona da sua vida, hoje e sempre! Feliz Natal e um 2012 com muitas vitórias mais.
    Amor
    Celeste

    ResponderExcluir