sexta-feira, 1 de março de 2013

Memória afetiva

Tenho convicção de que os melhores restaurantes do mundo, para você, não são necessariamente aqueles que ganharam estrelas e aplausos alheios. Tampouco obrigatoriamente têm que estar na mídia ou custar uma fortuna. Para você o melhor é aquele que te faz mais feliz. Simples assim.

Seja por um cheiro, um momento ou uma lembrança. Uma garfada especial ou um gole mágico. Esses lugares merecem destaque na nossa memória afetiva.

Hoje vasculhando umas fotos do ano passado, me deparei com algumas images que fiz no Bistrô Benito, em Earls Court, no dia em que fui assistir a um jogo de vôlei nos Jogos Olímpicos de Londres.

Seria mais uma portinha na multiétnica e às vezes caótica Earls Court Road. Mas pra mim não é.


Morei em Londres por seis meses no início do ano 2000. Confesso que não me dei muito bem com a cidade naquele momento. Talvez, hoje reconheço, pela falta de maturidade à época pois hoje acho Londres um lugar incrível.

Fiz de Earls Court minha casa enquanto estudava na London College of Printing e era no Bistrô Benito que me sentia acolhida. Perdi a conta do número de vezes que jantei lá. Sozinha ou não. Seu Benito, que ainda está lá, é o patriarca de uma família italiana que cuida do restaurante com todo esmero e alegria. Em 2000, seu filho Simone estava no salão e, com o tempo, fomos estabelecendo uma pequena cumplicidade. Volta e meia recebia um mimo deles: entrada, sobremesa, vinho, desconto.


Ano passado, ao sentar numa mesinha com aquela garrafa de Perrier servindo de jarra de flor e avistar novamente Seu Benito, me senti como se tivesse voltado para casa. A primeira mordida no pão de alho crocante e a garfada naquele carbonara perfeito com quejo fresco ralado na hora (estou aqui salivando!) me trouxeram sensações de 12 anos antes.


Para mim, o Bistrô Benito é o melhor restaurante italiano do mundo.

Comer: Bistrô Benito - 166, Earls Court Rd (+ 44 20 7370 4857). Metrô Earls Court.

Um comentário:

  1. Tive que fazer força para não pagar mico e chorar... Lembro de um jantar a três nesse cantinho do seu Paraíso particular...
    Vamos voltar lá juntas? É um convite!

    ResponderExcluir