sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sushi em pé



Tóquio é uma das cidades mais incríveis que já visitei - embora nas três vezes que vim (sim, ainda estou no Japão!) tenha sobrado quase nenhum tempo para turismo. Não chega a ser um problema, já que para conhecer a cultura de um país vc não necessariamente precisa pegar um "hop on, hop of bus". Pelo contrário. Andando na rua, pegando metrô, participando de eventos, correndo (sempre!) e comendo (oba!), há tantas outras formas de se vivenciar a personalidade de um povo...

Ontem tive uma das experiências mais bacanas por aqui. Foi no Uogachi Nihonichi, um restaurante pequenino onde vc come sushi... em pé diante de um balcão. Quem me apresentou foi o Felipe Kitadai, da seleção brasileira de judô, motivo pelo qual volta e meia venho parar em Tóquio.


Fomos numa filial perto de nosso hotel (vi na internet, depois, que é uma rede com cerca de dez lojas pela cidade). O Uogachi Nihonichi é um dos raríssimos "standing sushi bar" com direito a lance no famoso leilão de peixes no mercado de Tsukiji. Ou seja, matéria prima mais fresca, impossível.

No pequeno balcão onde cabem não mais do que dez pessoas, éramos, claro, os três únicos não orientais diante de dois hábeis sushimens que, em inglês, sabiam no máximo sorrir, eu acho. Foi um passeio por tanta coisa maravilhosa: O-Toro vermelhíssimo, baby lulas, salmão no maçarico, cavala, camarão macio como nunca vi.



Os sushis são feitos na hora do pedido e colocados em cima de uma folha em duplas. Custam mais ou menos 150 Yens (cada dois). O que dá coisa de US$ 3.

O melhor é que dia 30 de cada mês mulher tem 30% de desconto. Acho que vou lá de novo hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário