quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Heston's Fantastical Foods - Fat Duck arrebatador


Voando pela Emirates noutro dia assisti a três programas de TV do Heston Blumenthal. E lembrei que ainda não tinha botado aqui minhas impressões sobre a divina experiência em seu The Fat Duck, na Inglaterra.

Peguei o trem para Bray em abril último, com minha irmã e marido, para almoço num raro sábado de sol inglês. Embora, invariavelmente, a gente costume ser a mesa mais jovem de qualquer grande restaurante, dessa vez a sensação era que todos lá éramos crianças. Graças a “Heston’s Fantastical Foods”, como apropriadamente se chama a série de programetes que vi no voo. “Culinary alchemist Heston Blumenthal brings back the wonder and excitement of childhood food, awakening the child in every viewer”, continua descrevendo o subtítulo. Não surpreendentemente meu comentário para a Elisa e Remy foi exatamente esse ao experimentar o último dos 13 cursos. Como a gente se diverte na casa de Heston Blumenthal!

Sim, eu tenho algumas implicâncias e preconceitos. Mas estou sempre pronta a deixar alguém provar que estou errada. Com Heston Blumenthal foi assim. Tinha ido ao Dinner, “nono melhor restaurante do mundo”, em Knightsbridge/Londres um ano antes e, de verdade, não achei nada demais (veja aqui). Torci o nariz, mas quis tentar o The Fat Duck.

A começar pela recepção calorosa do maitre Dimitri, nossa experiência foi irretocável do início ao fim (ou melhor, eu pararia um pouco antes de chegar o papelzinho de altas cifras em Libras....).

Fomos colocados numa mesa próxima à janela (e não escondidos num canto qualquer do salão). Naquela clima cordial “como vai? Tudo bem!”, contei a Dimitri que estávamos ali para três ocasiões especiais: os 30 anos do meu cunhado, o visto de residência da minha irmã e um novo e importante momento profissional meu – sem, claro, entrar em detalhes.

Optamos pelo menu harmonizado. Já que quem está na chuva...

Irretocável. A cada prato, uma nova descoberta. Brincando com todos os sentidos, como bem deve ser a cozinha que se propõe fazer Heston Blumenthal. Olfato, tato, audição, paladar, visão. E as memórias, sempre elas, fazendo a gente se lembrar da infância, de situações que nada deveriam remeter a uma mesa tão sofisticada.

Nem sou assim tão fã de harmonização em restaurantes (fracassei em todas... sempre acho que não vale à pena e que os vinhos não são melhores do que eu poderia escolher em uma ou duas garrafas). Mas essa (também) surpreendeu. Pela qualidade e quantidade do que foi oferecido. Incluindo saquê quando fomos parar no mar, com direito a barulho das ondas e tudo.

Tomamos drinks congelados, bebemos chá com Alice, mastigamos whisky.  Passeamos por florestas cheias de fog e por tentadoras lojas de doces depois de explorar o oceano. Comemos ovo com casca e tudo. Nas mesas ao redor, casais e amigos sorriam sem parar.

Depois de quase cinco horas, quando nada mais poderia nos surpreender, chega “oficialmente” a sobremesa. Com um “congratulations” confeitado no prato para mim e para Elisa. Curtimos e ainda desdenhamos do Remy, que ficou sem receber seu chamego Heston Blumenthal. Por pouco tempo. Logo veio com o saco de doces um singelo cartão de “Happy Birthday” assinado pelo chef.

O que dizer mais? Arrebatador.


Não entendo muito bem essas coisas de “melhor do mundo”. Mas, para mim, o The Fat Duck está lá no alto (bem acima do impessoal e arrogante Dinner) pelo conjunto estupendo da obra: atendimento, criatividade, sabor. Experiência.

Comer: The Fat Duck, em Bray. Acesso de carro ou trem a partir de Londres (cerca de 1h). Reserva imprescindível. As mesas abrem com dois meses de antecedência.

PS: Abaixo as fotos (feitas pela Elisa). Os pratos têm o sabor na memória mas estão fielmente descritos com o vinho graças ao menu impresso que recebemos em um envelopinho ao fim da refeição. Demaaaais!

PS2: O "Tea Party" e o "Like a Kid in a Sweet Shop" foram tema dos episódios da série na TV que assisti. Vale conferir!

Menu harmonizado do The Fat Duck.


Amuse bouche...
Red Cabbage Gazpacho - Pommery Grain Mustard Ice Cream
Jelly of Quail, Crayfish Cream: Chicken Liver, Oak Mossa and Truffle Toast
... um passeio pela floresta...
Snail Porridge, Iberico Bellota Ham, Shaved Fennel
Roas Foie Gras - Barberry, Braside Kombu and Crab Biscuit
Mad Hatter's Tea Party: Mock Turtle Soup, Pocket Watch and Toast Sandwich
"Sound of the Sea"

Salmon Poached in a Liquorice Gel
Anjou Pigeon
Hot & Iced Tea




A partir do alto: Eggs in Verjus, Verjus in Egg / The BFG "Black Forest Gateau" / Whisk(e)y Wine Gums / "Like a Kid in a Sweer Shop".

Nenhum comentário:

Postar um comentário