sábado, 23 de julho de 2011

Na cozinha

Eu sou daquelas que chama a panela de pressão de Vossa Senhoria. E apelo pro "Disk Mamãe" pra saber a  receita de qualquer coisa que não seja ovo mexido.

Tudo bem, exagerei. O Pedro não tem muito do que reclamar. Especialmente nos últimos tempos, já que ando arriscando pratos "complexos" na cozinha.

Hoje foi um dia desses que resolvi pilotar o fogão. O cardápio, em si, nem é tãããão interessante: um rosbife (minha especialidade! receita da Mami, claro) com brócolis, cebola, vagem francesinha e batata. Mas fui eu que fiz! Abrimos um Norton Malbec Reserva 2005 (belíssima surpresa) e brindamos, na varanda, ao inverno carioca.

Como vamos correr os 10km do Circuito das Estações adidas amanhã (minha primeira depois da tal pneumonia), acabei de preparar outro carro chefe da "maravilhosa cozinha de Manoela": macarrãozinho (mas tem que ser "zinho": de letrinhas, padre nosso ou qualquer outro de criança) com requeijão e tomates. Não posso passar mais detalhes dessa receita milenar, desculpem.

Todo esse nariz de cera aí em cima foi pra contar sobre um programaço que fiz há cerca de um mês com Mamãe e Irmã. Convidei as duas pruma noite de "conversa fiada e caçarolas" comandada pela minha xará, a chef Manu Zappa. Há muito estava para experimentar o Prosa na Cozinha, como é chamado o encontro gastronômico que a Manu organiza semanalmente em sua cozinha acochegante no Alto Leblon. É uma aula com degustação para, no máximo, dez pessoas.

Quando recebi a newsletter anunciando que o próximo Prosa era de Tapas, reservei pra nós três. O cardápio era um barato: caprese no palito, salsichinhas com mel e gergelim, pulpo à galega, panelinha de cogumelos, guacamole com tartar de atum em massa folhada e bruschetta de Gruyere com parma.




Foi divertidíssimo e saborosíssimo. O público me chamou a atenção: jovens recém casadas em suas primeiras incursões culinárias. Levamos nossa garafa de vinho (Manu não cobra rolha) e fomos preparando as iguarias. Mamãe, que sempre foi CDF na vida, anotou tudo. Sorte de vcs, assim posso compartilhar as receitas aqui, ó.

Comer: Prosa na Cozinha - semanalmente aulas e degustação com a chef Manu Zappa (21 9777-2585 / 11 8408-4423). R$ 100 por pessoa. Cardápio da semana no site: www.prosanacozinha.com.br.

Correr: Circuito das Estações adidas/Inverno. Largada no Monumento dos Pracinhas praquele percurso básico de 10km indo e voltando até a praia da Botafogo. Mas o Zimbrão mandou eu correr 15km...


2 comentários:

  1. Que delícia, Manu! Fiquei com água na boca por aqui!

    Boa corrida!

    Beijos e arrasa!

    ResponderExcluir
  2. Pegou as receitas? São facílimas! Beijos, aproveita o friozinho paulistano!

    ResponderExcluir