sábado, 16 de julho de 2011

Enfim, as Cagarras!

Quantas e quantas vezes sentei na areia do Posto 9 e ficava imaginando como seria a vida naquelas ilhotas ali na frente: o Arquipélago das Cagarras.


Depois de 33 anos de praia, enfim, tirei o caiaque da garagem para percorrer aqueles minguados e mágicos 5km de Oceano Atlântico. Sim, são só 5km. Menos de uma hora de remo. Pq demorei tanto tempo para encarar, sinceramente não sei.

Saímos cedo pq, como em qualquer rolé de canoagem, a logística é sempre aquela coisa... Pega caiaque, remo, colete, cerveja, monta carro, desmonta carro, carrega barco... Uma hora pra organizar a partida demos, Adriano e eu, as primeiras remadas em direção às ilhas. Eram 9h. O mar estava um parque de diversões para quem curte esportes a remo: tinha gente de canoa havaiana, SUP, caiaques... sem onda nem vento, perfeito.


Poucas vezes na vida tive vontade de gritar de alegria ao experimentar algo. E hoje foi uma dessas ocasiões. Assim que os coqueiros da ilha tomaram forma, no instante em que o cardume de peixe espada começou a pular à nossa volta, tão logo as gaivotas começaram o ziguezague no céu azul. Que maravilha poder estar ali com minha própria energia, minhas remadas.

Costumo dizer que todo carioca, um dia, tem que ver o Rio de Janeiro amanhecendo de dentro da Lagoa Rodrigo de Freitas. É de tirar o fôlego o céu vermelho com a cidade em silêncio acordando em volta.

Agora acrescento: todo carioca precisa, um dia, ver as montanhas do Rio a partir das Cagarras.







Tenho ou não razão? Saúde!

Remar: De caiaque até o Arquipélago das Cagarras, a partir da praia de Ipanema. Remada fácil de aproximadamente 5km (entre 45min-1h30, dependendo do nível da pessoa e dos ventos/corrente). O desembarque nas ilhas é proibido, pois é área de preservação. Mas vale levar máscara para mergulhar no entorno. Alto fluxo de embarcações a motor, cuidado especial no entardecer/noite. A chegada na areia pode ser uma atração e tanto para os banhistas, dependendo da intensidade das ondas... ; )

3 comentários:

  1. Qual caiaque você usou?

    ResponderExcluir
  2. Estava num sit on top de plástico da Caiaker. Bem simples, mas bem estável e divertido. Como a distância não é grande e o mar estava tranquilo, foi uma boa opção. Mas se vc tiver um oceânico vai render melhor, claro!

    ResponderExcluir
  3. Oi Manuela, sempre que posso e o mar permite vou de ipanema as cagarras num Barracuda. Melhor programa! parabéns!

    ResponderExcluir