sábado, 6 de agosto de 2011

O açougue dos Troisgros

Tenho uns repentes carnívoros e passei os últimos dias perturbando o Pedro para comermos um filezão com batata frita. Pensei no Filé de Ouro, no Braseiro da Gávea... e acabamos na CT Boucherie, casa de carnes de Claude Troisgros no Leblon junto com seus filhos Tomás e Carolina.

Já tinha lido boas coisas a respeito mas insistia em pensar: "O que pode ter de especial? Devem vender uma carne decente, sim, mas com preço escandaloso". Até pq sei que o Troisgros (pai) não dá expediente ali.

Chegamos 21:40 e a fila na porta era de uma hora. Hummm... sou muito contra esperar para comer, mas nada que um Cahors 2006 (Chateau Pineraie) não resolva.

Quando, enfim, sentamos na varanda, graças a Deus o samba do Azeitona e Cia, do outro lado da rua, já tinha acalmado. Pedi um Prime Rib de Vitelo e o Pedro foi de Bife de Chorizo Superior. O sistema é assim: vc pede o corte e os acompanhamentos são em "rodízio".

Mas esqueça farofa de banana com ovos, fritas gordurosas, feijão tropeiro. Ontem tinha feijão fradinho, ratattouile, purê de maçã com maracujá, purê de batata baroa, tomate assado, arroz maluco, legumes salteados e chuchu gratinado (sensacional, o melhor deles todos!, acredite).

Parecia coisa de filme medieval o tal do Prime Rib de Vitelo. Pedro deu uma zoada.

Prime Rib de Vitelo - foto do site da CT Boucherie
Antes mesmo de avançar nas chips sequinhas e crocantes do potinho da frente, cortei um naco da carne. Estava sendo apresentada, naquele instante, à melhor carne que já comi acima dos pampas. Saboroso, grelhado à perfeição, temperado com maestria, macio (pobre vitelinho...). Pedro pediu um pedaço. E comentou meio debochando, meio com água na boca: "Pela primeira vez vc pede um prato muito melhor do que o meu".

Não que o Chorizo dele estivesse ruim. Bem longe disso. Estava divino tb. Mas o Prime Rib estava especial. Dispensei o excelente molho de mostarda que havia pedido. Pra que?

Provei um pouquinho das guarnições, só pra constar. Não precisava de mais nada. Só aquela carne maravilhosa e a farofa de pão ralado puxado na manteiga e alho. Essa vcs precisam provar. Outra obra prima.

E eu achando que o Troisgros ia fazer alguma coisa menos que genial...

Comer: CT Boucherie (Rua Dias Ferreira 636, Leblon/RJ - 21 2529-2329). Não fazem reserva. No almoço tem menu executivo a R$ 35

Um comentário: