segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A não educação nas pistas

Foto do Olhares/UOL
Eu corro sem música, só ouvindo os passos no asfalto, a respiração e matutando coisas na cachola. Recentemente, tenho pensado muito na educação das pessoas. Ou na falta dela.

Fico sem saber se é egoísmo ou burrice. Mas não entendo o motivo de as pessoas não respeitarem o básico: mão do lado direito, contramão do lado esquerdo. Afinal, não estamos em Londres.

Noutro dia fui no Ibirapuera e estou convencida realmente de que os paulistas foram colonizados pelos ingleses. E não é por causa da garoa e do céu cinza apenas. Só isso explica a pororoca que é um simples cooper numa quarta à noite no Ibira. Quase trombei com uma meia dúzia. Não pode ser tão difícil ficar na sua faixa, meu!

No Rio é pior ainda. Deve ser a tal Lei de Gerson, a única que o carioca respeita. Meus 30km na Lagoa nesse sábado foram um suplício. Famílias de mãos dadas fechando todo o asfalto, bicicletas a mil por hora que parecem não saber o significado da palavra com-par-ti-lha-da, criancinhas desgovernadas com pais fingindo constrnagimento logo atrás, corredores na contramão sem qualquer motivo aparente (e vc que desvie do seu bom caminho, ora). Não vou entrar nem no mérito dos cachorros fora da coleira pq vão achar que é perseguição com os caninos...

Aí vc vai pra orla e a coisa é pior ainda. Carroças de entrega de gelo estacionadas na ciclovia, barraqueiros atravessando na maior calma com barracas e cadeiras, aqueles malas sem alça do skate tirando fino de vc a cada segundo (e sempre com uns magricelos com o cofrinho aparecendo - disgusting), pedestres atravessando a ciclovia sem olhar para os lados e ver se tem gente correndo ou bicicletas vindo (e quando são atropelados, a culpa é do ciclista, claro), senhores em cadeiras de rodas sendo empurrados em plena ciclovia (isso devia ser que nem atravessar uma via de alta velocidade: considerado suicídio).

E quando o pedestre resolve caminhar na ciclovia e o ciclista acha bacana pedalar pelo passeio, como acontece ali embaixo do viaduto da Lagoa? Alguém saberia dizer o motivo?

Muita falta de educação, respeito e bom senso.

Desculpe o desabafo. Deve ser o estresse pré maratona.

Beijos.


Um comentário:

  1. Creio não ser estresse pré-maratona, mas sim o desabafo verdadeiro de alguém que como eu não aguenta mais a falta de educação incorporada ao deixa-pra-lá do cidadão que com suas atitudes mal-edcadas compartilha para uma rotina de insanidades como estas bem expostas em seu desabafo.
    COMPARTILHO DA SUA REVOLTA EDUCADA CONTRA A FALTA DE EDUCAÇÃO GENERALISADA...
    By-the-way, keep going and do not let this stress get you down...keep writing, somebody will always read, somebody will always be touched, somebody will always share...

    ResponderExcluir