terça-feira, 10 de julho de 2012

Porque Londres não é só Olimpíadas. Três exposições imperdíveis em cartaz!

Hirst e o moisaico de borboletas - foto do Guardian.
Nunca tinha ouvido falar de Damien Hirst até maio passado, quando fui fazer uma das diversas visitas preparatórias e eventos teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Londres. Minha irmã "inglesa" fez as honras da casa. E assim fui parar na Tate Modern, numa fila que parecia interminável (demos sorte e entramos direto pois havia três tickets sobrando para aquele horário).

Impactante é o mínimo que se pode dizer sobre a exposição. Inquietante. Objetos, seres e imagens agressivas suavizadas pela beleza de um diamante, pela disposição em uma prateleira. As borboletas que lembram o borboletário do London Zoo; o ciclo da vida reproduzido pela cabeça de boi rodeada de moscas e luz; a riquíssima caveira brilhando solitária em uma câmara escura; o hipnotizante mosaico de borboletas; o tubarão antes de qualquer plastinização. E você sai de lá pensando, pensando...

 O chocante ciclo da vida. E a delicada caveira de diamantes.

E falando em plastinização, quem ainda tiver estômago também não pode perder a versão animalesca da exposição do avesso dos corpos e órgãos. Saem chineses, entram cavalos, cabras, coelhos, tubarões, gorilas... A anatomia transformada em arte na Animal Inside Out, no National History Museum. Achei um tanto infantil a mostra (e, sim, há criancinhas correndo e gritando aqui e acolá), mas como sempre curti biologia, viajei na complexidade dos vasos sanguíneos, cérebros, músculos.

Sistema circulatório do tubarão - foto do site do NHM.
É rapidinho passar pela exposição (mesmo que vc, como eu, queira ler todas as explicações). Pirei no polvo e no gigante elefante esmiuçado à minha frente.

Ainda sobrou tempo e disposição para mergulhar, ali mesmo no NHM, naquela que foi a mais emocionante da série. Ao menos para mim e para o Caê, meu irmão. "Você também ficou com lágrima nos olhos?". Nem precisei responder.

Imagem do site do NHM

Acabávamos de sair da Scott's Last Expedition, a completíssima coletânea de fotos, sons, objetos... que recontam cada instante da saga de Capitão Scott e seus valentes homens rumo à conquista do Pólo Sul na expedição Terra Nova. A morte de Scott e alguns deles, em campo, faz 100 anos em 2013.

A complexidade de uma operação desse porte em uma época com tão pouca tecnologia (para os nossos padrões, claro) em um ambiente tão hostil e inóspito, a tensão e a rotina daqueles bravos seres humanos, a decepção de chegar ao Pólo Sul e se deparar com o pavilhão norueguês fincado por Amundsen. Tudo é recriado à perfeição ali no NHM. A cabana que abrigou a expedição no Cape Evans foi reconstruída completamente. Imagens do fotógrafo oficial que acompanhou o grupo estão por todos os lados para não deixar mentir, bem como equipamentos usados pelos cientistas. Que fantástico o que produziram esses homens para a posteridade! Quanta ousadia, ambição e obstinação. Comovente.

Imagem do site do NHM

Ver: Scott Last Expedition (ver link no texto. Até 2/9/2012 no National History Museum, Londres), Animal Inside Out (ver link no texto. Até 16/9/2012 no National History Museum, Londres) e Damien Hirst (ver link no texto. Até 9/9/2012 na Tate Modern, Londres). Recomento muito comprar antecipado.

Vale uma visita nesse post sobre Londres também, com dicas bacanas de lugares onde comer, além do passeio no lindo e vivo London Zoo. Inclusive quem for à Tate Modern vale emendar no Borough Market ou no George Inn, sobre os quais comento no post. Ali na área do NHM tem coisas ótimas - descubram e me contem!!!

Um comentário: