domingo, 3 de fevereiro de 2013

Já virou meu carro chefe!

Quem acompanha o blogue sabe que eu não sou lá muito íntima com forno e fogão. Para desgosto da Vovó. Minha bola de segurança sempre foi o rosbife que aprendi a fazer com minha mãe. Deu tão certo que, vejam só, foi o prato que servi no primeiro almoço que ofereci à sogra.

Pois noutro dia tomei uma bronca do Pedro. "Chega de rosbife, né? Trata de aprender outra coisa". Oito anos de filé mignon no forno não é mole, não.

Na época da dieta pobre em iodo, no final do ano passado, tirei da gaveta o hambúrguer do Ferran Adriá, sobre o qual já escrevi no blogue aqui. Com adaptações, claro. Fiz mais duas vezes em menos de um mês e, antes de o Pedro reclamar de novo, tratei de mudar o repertório. E o prato da última sexta-feira já virou carro chefe. Está no clássico dos clássicos. Confesso que a receitinha estava na caixa do polvo defumado (eu jamais ousaria botar brie nessa preparação) e, apenas, dei umas adaptações. Reproduzo, para deleite de vcs, aqui.


Risoto de Polvo Defumado com Brie

Ingredientes:
200g de arroz arbóreo
1 pote de polvo defumado Marítimus (tem na Confraria Carioca e no Empório Gourmet)
1 cebola roxa
2 dentes de alho
100g de brie
Manteiga, sal e pimenta
Parmiggianno Reggiano a gosto

Modo de Fazer:
Numa panela alta, coloque manteiga (aproximadamente duas colheres) e refogue cebola e alho picados. Acrescente metade do vidro de polvo.
Enquanto isso, esquente cerca de um litro de água com sal em uma panela de apoio.
Quando o refogado estiver bom (o cheiro é óooootimo!), ponha o arroz e mexa. Vá colocando água aos poucos, até o risoto ficar na consistência que vc gosta.
Quando estiver no ponto, jogue o restante do polvo defumado e o brie cortado em pedaço e misture.
Deixe de lado a frescura que "frutos do mar não se come com queijo" e sirva quente, com um bom queijo ralado por cima.
E, naturalmente, escolha um bom vinho para acompanhar. No nosso caso, o primeiro foi um Chablis 2010 (joguei fora a garrafa e esqueci de anotar o nome...) e, o segundo, um Bramare Chardonnay 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário